Crianças estão usando a tecnologia desde cedo. Em vez de enxergá-la como inimiga dos pequenos, considere usá-la como ferramenta de educação. Pela internet (e com os devidos cuidados, é claro) há muito o que conhecer. Não faltam ferramentas para aprender online usando tablets e smartphones.

Aplicativos para aprendizado

Veja alguns dos aplicativos que podem ajudar as crianças a desenvolver essas habilidades:

Aprender a ler

O ABC do Bita conta com um joguinho para a criança identificar cada letra. Ele também mostra palavras que começam com cada letra. Baixe no iOs e no Android.

Aprender Matemática

No Rei da Matemática, o jogador é um agricultor em um reino. Para ir subindo de posição, precisa decifrar problemas de matemática. Baixe no iOs e no Android.

Já o Aprender a Contar 1, 2, 3 é voltado para os menores, para crianças até cinco anos. Bem simples, usa animais, brinquedos, efeitos sonoros e outros personagens para que a criança aprenda a contar até 20. Baixe para iOs.

Aprender a falar inglês

Pais que querem que o filho domine a língua mais falada no mundo podem baixar o Smart Speller English. Qualquer objeto que a criança toca é pronunciado em inglês. O aprendizado também se baseia na resolução de quebra-cabeças simples, divididos em sete categorias. Baixe para Android.

Impulsionar a criatividade

O Doodlecast for Kids é um aplicativo premiado que incentiva a desenhar e criar vídeos. Enquanto brinca, a criança pode gravar a sua voz, produzindo um vídeo sobre todo o processo criativo. Baixe para iOs.

A Lego também possui vários apps que trazem a experiência de montar os bloquinhos para os aparelhos eletrônicos, deixando a imaginação solta para construir castelos, lagos, personagens e outros mundos. Disponível para iOs e Android.

Aprender a escrever

O Write My Name estimula a escrita usando o dedo ou a caneta stylus. Ele já vem com mais de mil palavras, mas é possível adicionar novas. Baixe para iOs.

Aprender a Tabela Periódica

Quem gosta ou tem dificuldade em química pode usar o Educalabas. Com visual 3D, o app mostra o modelo atômico de cada elemento em três dimensões. Há uma lista completa de informações, como distribuição eletrônica, categoria, subnível de energia e raio atômico. Baixe para Android e iOs.

Aprender a fazer pesquisas online

Quando precisam entregar trabalhos no colégio, crianças pesquisam mais na internet do que na biblioteca. O Youtube Kids e o Google Search Education ensinam os macetes básicos de pesquisa. Conforme o jogador vai se aprimorando, ele precisa pesquisar assuntos mais complicados. O Youtube Kids está disponível para Android e iOs. O Search Education pode ser usado aqui.

Aprender a programar

O Scratch ensina a programar histórias, jogos e animações. Mesmo que a criança não se torne programadora ou designer de jogos no futuro, ela irá desenvolver habilidades importantes, como conceitos lógicos e matemáticos. Baixe aqui.

Cumprir as tarefas diárias

Num Piscar de Olhos é voltado para crianças que não obedecem e têm dificuldade em cumprir obrigações do dia a dia, como arrumar os brinquedos. As tarefas diárias são transformadas em jogos divertidos por meio de um cronômetro musical. Baixe para iOs e Android.

Aprender a cozinhar

O Toca Kitchen Monsters estimula crianças pegarem gosto pela cozinha, conhecendo alimentos e preparando receitas. O app foi premiado e inclui um modo opcional vegetariano. Baixe para iOs e Android.

Qual desses aplicativos você irá baixar para o seu filho?

RELACIONADOS
DEIXE UM COMENTÁRIO

Entrar na Área Restrita